Pular para o conteúdo principal

Atletas da equipe Santarém, do Pará, conquistam novas oportunidades a partir da Copa 2 de Julho


Goleiro Maichieldo Pimentel irá jogar em um time de Goiás

Do Santarém, Pará, para o Atlético Itaberaí, em Goiás. Este é o próximo destino profissional do goleiro Maichieldo Pereira Pimentel, de 15 anos, que acabou de disputar a sua primeira edição da Copa 2 de Julho, defendendo o time paraense. Nos próximos dias, o jovem goleiro estreia sua participação na competição sub 15 goiana.  


Potencial do jovem goleiro chamou a atenção de "olheiros" do time goiano

Integrante do primeiro grupo da 11ª edição da Copa 2 de Julho, o Santarém teve como adversários nos dois primeiros jogos as equipes do Bahia e Flamengo, sentindo no resultado o peso de enfrentar equipes mais fortes e com melhor estrutura. Nestes dois jogos, perdeu de 9 a 0 para o tricolor baiano e de 8 a 0 para o rubro negro carioca.

Equipes do Santarém e do Bahia. Intercâmbio é também marca da Copa 2 de Julho
No entanto, quando enfrentou adversários com perfil tecnicamente parecido, o Santarém mostrou mais equilíbrio, conquistando empate em 1 a 1 contra o Galícia e uma derrota por 2 a 0 para o Colo-Colo,  ambos da Bahia.

No primeiro jogo desta edição da  2 de Julho, o Santarém enfentou o Bahia
“Nosso goleiro titular saiu fortalecido desta Copa 2 de Julho. E o convite para integrar a equipe do Atlético de Itaberaí é um reconhecimento do seu potencial. Por isso, vemos como excelente oportunidade a sua transferência para um time maior, onde ele poderá desenvolver seu potencial técnico e melhorar sua qualidade física”, avaliou Joaci Moura, coordenador do projeto Academia de Futebol Agremiação Atleta do Futebol de Santarém, responsável por trazer o grupo para a Bahia.

No intervalo, o técnico Claudinei reúne o grupo e dá dicas para melhorar desempenho
Oportunidades – Além de Maichieldo, existem outros atletas do Santarém que passaram a ter novas oportunidades a partir de participações numa edição da Copa 2 de Julho: Geybson Silva, que disputou a edição de 2016, hoje joga no Botafogo paraibano, e  Silvoney Roney Lira, que jogou o torneio baiano em 2018, hoje atua na equipe Três Passos Atlético Clube, no Rio Grande do Sul.
Roney Lira disputou a 2 de Julho no ano passado

Mesmo desclassificada na primeira rodada, que finalizou no dia 3 de julho, a equipe do Santarém permaneceu em Salvador até o final das oitavas de final, acompanhando os jogos, especialmente do Vitória e do Bahia, principais adversários enfrentados. “Levamos os garotos aos jogos para que pudessem observar e analisar aspectos táticos e técnicos das partidas, assim como comportamento individual de cada jogador. São times maiores e com realidades bastante opostas à nossa”, disse Moura.

Segundo informou, o treinador da equipe José Claudinei também acompanhou a comitiva, tendo a oportunidade de observar a postura técnica de seus colegas em cada jogo. “Esses ensinamentos serão importantes para que todo o grupo tenha uma postura diferenciada nos próximos confrontos e também entenda as diferenças técnicas existentes de acordo com a realidade de cada equipe. Além do aprendizado, fazer essas comparações das diferenças também ajuda na recuperação da autoconfiança e autoestima do grupo”, pontua Joaci Moura, já anunciando que ano que vem estará aqui de novo, possivelmente com uma equipe mais fortalecida, já que pretende redirecionar o plano de trabalho do grupo rumo a 2020.

Equipe do Santarém: atletas e comissão técnica
Santarém – A equipe do Pará participa, desde 2016, da Copa 2 de Julho. No primeiro ano que veio ao estado baiano, enfrentou de ônibus a longa distância que separa os dois estados – em nove dias (viagem de ida e volta), percorreu os 7.200 quilômetros que separam a Bahia e o estado do Norte do Brasil, passando, inclusive, pela Transamazônia e por cinco unidades da Federação – Tocantins, Maranhão, Piauí e Pernambuco.

Nos últimos dois anos, graças a todo um esforço da equipe técnica e dos pais dos garotos, com realização de rifas, bingos e almoços de adesão, o deslocamento é feito de avião, garantindo mais conforto e agilidade na viagem.


Ascom Sudesb
08.07.19
Hilda Fausto - DRT 1748


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Copa 2 de Julho: fase eliminatória começa neste sábado e promete emoção

A Copa 2 de Julho chega a fase decisiva. Com o final da primeira fase, as equipes já conhecem os adversários das oitavas de final da maior competição Sub-15 do país. Clubes tradicionais do país e a Seleção Brasileira da categoria garantiram classificação. GRUPO A Com 100% de aproveitamento, a Seleção Brasileira dominou o grupo A e confirmou seu favoritismo. A equipe do técnico Dudu Patetuci se classificou por antecipação. Destaque para a goleada na Academia Suzarte, por 11 a 0. Quem garantiu a segunda vaga foi o Fortaleza, que acumulou três vitórias e uma derrota. Seleção de Sento Sé, CEFAC / Maragogipe e Academia Suzarte fecham a classificação . GRUPO B Com uma das principais divisões de base do país, o Flamengo venceu todos os quatro jogos. O Rubro-Negro Carioca aplicou a maior goleada da competição, ao derrotar por 13 a 0 a Seleção de Mata de São João, que terminou na última posição. O Itabuna se classificou com a segunda melhor campanha, com sete pontos ganhos. Na terceira e quar

Oitavas de final da Copa 2 de Julho será realizada nesta sexta, dia 06

Oito jogos serão realizados na manhã desta sexta, todos com entrada gratuita. Já diz o ditado: Futebol é uma caixinha de surpresas! Mas a na Copa 2 de Julho de sub 15 não. A quantidade de zebras no torneio cabe em uma caixinha de fósforo. Das 16 equipes que continuam na briga pelo título, todos os favoritos ficaram em primeiro lugar em seus grupos. Mesmo assim, é difícil, portanto, fazer alguma previsão exata sobre esse favoritismo. Equipes tradicionais como Bahia, Vitória e Sport classificaram em segundo lugar nos seus grupos, mas ainda estão na briga.    Nesta fase de mata-mata, as equipes que avançaram em primeiro lugar do grupo têm a vantagem de jogar pelo empate. São elas: Flamengo (RJ), Palmeiras (SP), Cruzeiro (MG), Atlético Mineiro, Comercial (MA), Porto Caruaru (PE), AF Angola e Confiança (SE). As oito partidas serão realizadas na manhã desta sexta-feira, dia 6. Veja os confrontos e os horários abaixo.   Dos 40 times que iniciaram a competição, apenas 16 conti

Seleção Brasileira, Palmeiras e Flamengo confirmam favoritismo vencendo seus jogos pela manhã

  Após descansarem na segunda rodada da Copa 2 de Julho de Futebol Sub-15, equipes tradicionais do futebol brasileiro, como o Flamengo e o Palmeiras, e do futebol baiano, além da Seleção Brasileira, entraram em campo na manhã desta terça-feira, 04 e saíram vencedores, retomando a liderança dos seus gripos. Com dez jogos pela manhã, a terceira rodada segue pela tarde com os seis confrontos restantes nas praças esportivas de Dias D’Ávila, Feira de Santana e Simões Filho. A competição, organizada pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), faz parte das comemorações do Governo do Estado pelo Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia. Neste ano, 253 equipes de 205 municípios baianos e de mais 8 estados brasileiros participam da maior competição de base do país.   Jogos   No Estádio de Pituaçu, a Seleção Brasileira teve um jogo muito disputado contra a equipe do Fortaleza. O Brasil abriu