Pular para o conteúdo principal

Convocação do jogador Walace para Seleção Olímpica confirma propósito da Copa 2 de Julho


Revelado pela Copa 2 de Julho em 2011, o jogador baiano Walace Souza Silva chega à Seleção Brasileira de Futebol Olímpico. A confirmação de seu nome foi noticiada ontem (quinta, 14) pela Confederação Brasileira de Futebol, que divulgou lista oficial para os Jogos Rio 2016.

Atualmente jogando no Grêmio/RS, Walace teve seu talento descoberto na quinta edição da Copa 2 de Julho, quando, jogando pela Seleção de São Francisco do Conde, foi convidado para treinar pelo Clube do Avaí/SC, para onde se transferiu em 2012. A escalação do baiano aumenta a expectativa e esperança de muitos outros garotos, que, após o encerramento da Copa 2 de julho deste ano, na última quarta-feira, 13, voltam agora suas atenções para o mercado da bola. 

A Copa 2 de Julho, realizada pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos (Sudesb), autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), é uma das principais vitrines do futebol nacional, tendo demonstrado seu valor com a revelação de mais de 70 atletas que tiveram o primeiro contrato profissional. Este ano, a competição, considerada a maior da categoria na América Latina, reuniu 40 equipes, cerca de mil atletas com realização de 95 jogos.

Além de Walace, outros exemplos como Leo, que se destacou atuando na seleção de Amélia Rodrigues, conseguiu, em 2008, uma transferência para o São Paulo. Adailton, de Camaçari, que disputou a Copa 2 de Julho no mesmo ano, pelo Atlântico, foi para a equipe de Fortaleza.

Clubes – Em 2013, 23 garotos tiveram os primeiros contratos com clubes brasileiros. A seleção de São Francisco do Conde, por exemplo, que participou do torneio, foi a que mais revelou jogadores: cinco ao todo. Destaques para o goleiro Leonardo, que se transferiu para o Curitiba (PR), o volante Ulisses, que foi para o Figueirense (SC), e o atacante Douglas, que foi contratado pelo Bahia. Outros garotos, que saíram das equipes do Atlântico (BA) se transferiram para o Cruzeiro (MG) e da equipe de Redenção (BA) que foram para o Flamengo (RJ).

Não só baianos têm oportunidade com a Copa 2 de Julho. Participando pela primeira vez da competição, a equipe de Santarém, do Pará, teve quatro garotos da equipe convidados para fazer teste de avaliação em grandes clubes: Kauan Igor e Lucas Eduardo, ambos com 13 anos, vão treinar no time de base do Atlético/PR; Breno Coelho, 14 anos, foi chamado para teste no Grêmio/RS, enquanto Gabriel Josevell, 15 anos, já ficou na Bahia para ser avaliado pelo Leônico. O Flamengo, por exemplo, campeão do torneio, já demostrou interesse em quatro jogadores do CRB (AL), que participou da Copa, e um jogador da seleção de Irecê (BA).

Para Sinval Vieira, coordenador de Excelência Esportiva da Sudesb e organizador da Copa 2 de Julho, “a competição oferece inúmeras oportunidades aos jovens talentos para a socialização e integração com grandes marcas, além disso, muitos garotos garantem os primeiros contratos com clubes profissionais do Brasil e até do exterior”.

Observadores – Durante a realização da Copa 2 de Julho/2016, que durou 12 dias com jogos na capital e em mais dez municípios, muitos observadores de diversos clubes do Brasil estiveram na Bahia para assistir jogos e garimpar novos talentos.  Flamengo, Vasco da Gama, Palmeiras e Corinthians, todos eles trouxeram observadores. Outras equipes, como Fluminense (RJ), Atlético (PR), Confederação Brasileira de Futebol (CBF), mesmo não participando da competição enviaram profissionais da área.


SSA, 15/07/2016
Ascom/Sudesb
Marcus Carneiro – DRT 3614



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GRUPOS

Goiás é o campeão da 14ª edição da Copa 2 de Julho de Futebol Sub-15

  Esmeraldino sub-15 vence o Botafogo na final por 1x0 e conquista pela primeira vez a maior competição de base do país Time do Goiás. Créditos: João Ubaldo/Ascom Sudesb. A equipe sub-15 do Goiás venceu o Botafogo (RJ) por 1x0 e conquistou a Copa 2 de Julho de Futebol Sub-15 pela primeira vez. A partida foi realizada na manhã deste sábado, 13, no Estádio de Pituaçu. Com o resultado, o esmeraldino se junta às grandes equipes campeãs da maior competição sub-15 do país, que contou com 306 equipes ao todo. O único gol marcado na partida foi contra pelo zagueiro do Botafogo no segundo tempo. Com esse resultado, o Goiás passou o Botafogo e o Palmeiras, em relação ao aproveitamento geral dentro da competição, com seis vitórias, um empate e apenas uma derrota na fase de grupos – para o Fortaleza (CE), com o qual teve a revanche nas quartas de final – ao longo da competição, que já havia feito semifinal na primeira edição em 2007. Final da Copa 2 de Julho. Créditos: Paulinho Santos/Ascom Su...

Principais favoritos avançam às quartas de final da Copa 2 de Julho nesta terça-feira, 08

  Confrontos das quartas acontecem nos centros de treinamento do Bahia e do Vitória nesta quarta-feira, 8 A primeira fase do mata-mata da Copa 2 de Julho de Futebol Sub-15 rendeu grandes clássicos do futebol brasileiro e a confirmação de favoritismo dentre as oito partidas realizadas nesta terça-feira, 08. Com dois baianos, a Seleção Brasileira e grandes equipes do futebol nacional, a maior competição sub-15 do país segue nesta quarta-feira, 09, com as quartas de final. A rodada da manhã já garantiu os dois maiores times da Bahia classificados às quartas de final. O Bahia, jogando em casa, no centro de treinamento Cidade Tricolor, em Dias D’Ávila, venceu a equipe de Dom Macedo por 7x0. O treinador da equipe, João Milanez, elogiou a partida e comenta estar focado nas quartas. “Esperamos fazer um grande jogo com nossa identidade de propor um jogo bonito com intensidade atrelando o jogador que tem qualidade e um modelo que desenvolva esse jogador como indivíduo e equipe”. Ainda na cid...