Pular para o conteúdo principal

Bahia vence o Atlético (MG) e é campeão invicto da Copa 2 de Julho de Futebol sub 15

Com cerca de 5 mil pessoas no Estádio de Pituaçu, o Bahia superou o Atlético (MG), neste domingo (12), e conquistou a Copa 2 de Julho de Futebol Sub-15, realizada pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). Após empatar em 1 a 1 no tempo regulamentar, o Bahia conquistou o título nos pênaltis, com o placar de 5x4.

Esta é a segunda vez que o título da competição fica com uma equipe baiana. Antes, nas outras sete edições, quando a competição ainda era disputada na categoria sub 17, o troféu foi para o Internacional, duas vezes, seleção brasileira, três vezes, São Paulo e Vitória. O triunfo tricolor sobre o Atlético coroou uma campanha impecável na competição. Foram oito vitórias em oito jogos, garantindo 100% de aproveitamento. O ataque também impressionou, marcando 20 gols, com uma média de 2,5 por partida.

O jogo- O tricolor abriu o placar na segunda etapa com João Pedro, de pênalti. O Galo foi para cima em buscar do empate e conseguiu aos 28 minutos. Nas cobranças de pênalti, o Bahia levou a melhor, convertendo quatro tiros livres, com os mineiros falhando nas cobranças alternadas. Final: Bahia 5 x 4 Atlético-MG.
 
Representando o Governo do Estado, a cerimônia de premiação teve a presença do secretario estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Álvaro Gomes e do diretor geral da Sudeb, Elias Dourado. “A Copa 2 de Julho tem uma importância muito grande e serve, também, para estimular o esporte como fator de inclusão social e desenvolvimento humano. Por isso, o governo do estado tem se preocupado muito e tem buscado cada vez mais estimular o esporte em toda Bahia”, disse o secretário Álvaro.

Premiados – O volante Wandrew, do Atlético (MG) foi escolhido como o melhor jogador da competição. É a quarta vez que um jogador da posição fica com o prêmio na Copa 2 de Julho. Em 2009, Rodrigo, da seleção brasileira, foi o premiado, em 2010, foi a vez de Allan, do São Paulo e no ano de 2013, o prêmio foi para o camisa 5 rubro-negro, José Welisson.

O Atlético ainda teve o artilheiro da competição. O camisa 9, Alerrandro, dividiu a o prêmio com outros dois atletas, Guilherme Gaspar, do Palmeiras e Anibal Silva, do Vitória, todos com 7 gols. O melhor goleiro foi para Carlos Bruno, do Bahia. Na decisão, o arqueiro tricolor defendeu uma cobrança de pênalti.

“Uma competição deste nível em nosso estado, bem organizada pelo governo baiano, faz com que a gente faça comparativos com grandes equipes, como foi hoje. Vejo que o nosso trabalho está no caminho certo. Ganhar é bom, mas o importante é revelar bons jogadores para equipe principal do Bahia”, disse o treinador tricolor, Luciano Souza.

Recorde de público - Cerca de 5 mil pessoa foram prestigiar à final da Copa 2 de Julho, neste domingo (12), no Estádio de Pituçau. Entre os milhares de torcedores do esquadrão, estava Mônica Alves, de 32 anos. Acompanhada de seus dois filhos, ela aprovou a organização da competição. "É um campeonato muito bom, um clima ótimo para eu trazer meus filhos. É bom para as crianças que vão aprendendo o esporte desde cedo”, revelou.

O torneio - A Copa 2 de Julho é realizada pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia - Sudesb, com o apoio da Federação Bahiana de Futebol (FBF), da Federação Baiana de Desportos de Participação (FBDPAR) e dos 15 municípios participantes. O torneio busca promover a inclusão social, através do esporte, com a geração de talento e do primeiro emprego para muitos garotos, além de proporcionar à população baiana a oportunidade de acompanhar partidas de alto nível técnico.


Além dos finalistas, Bahia e Atlético, a 8ª edição da Copa 2 de Julho – que este ano foi disputada na categoria sub 15 - contou com a participação de 40 equipes, entre elas clubes tradicionais como Flamengo (RJ), Palmeiras (SP), Cruzeiro (MG), Santa Cruz (PE), Sampaio Corrêa (MA), Moto Clube (MA), CRB (AL) e Vitória. Já participaram de outras edições do torneio, as seleções do Brasil, Chile e de Angola, clubes estrangeiros, como Colo-Colo, do Chile, Nuevo Horizonte, da Bolívia, e The Villages, dos Estados Unidos, e outros grandes clubes do País, como São Paulo, Santos, Ceará, Internacional, entre outros.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fase nacional da Copa 2 de Julho Sub-15 iniciou nesta terça-feira, 02, com 16 partidas e a abertura oficial

Seleção Brasileira jogou contra o Gavião Kyikatejê, única equipe profissional indígena do país, uma partida marcada por ancestralidade e representatividade   Créditos:Paulinho Santos/Ascom Sudesb A bola já está rolando para a fase nacional da Copa 2 de Julho de Futebol Sub-15 nesta terça-feira, 02. Dezesseis partidas foram realizadas em oito estádios da Região Metropolitana de Salvador e o Recôncavo Baiano. Um deles foi a abertura oficial no Estádio de Pituaçu, com a Seleção Brasileira enfrentando o Gavião Kyikatejê, única equipe profissional indígena do país. A partida foi um marco de ancestralidade e representatividade à história dos povos originários na construção cultural do Brasil, política fomentada pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), que organiza a competição. O diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto, pontua a ação. “Demos início à maior Co...

Definição dos grupos marca lançamento da fase nacional da Copa 2 de Julho 2024 na manhã desta quarta-feira, 19

  Abertura da competição sub-15 será com jogo da Seleção Brasileira contra o único time indígena profissional do país, o Gavião Kiykatejê. Lançamento Copa 2 de Julho. Créditos: Feijão Almeida/GovBA. Tudo já está pronto para o pontapé inicial da Copa 2 de Julho de Futebol Sub-15! A competição foi lançada na manhã desta quarta-feira, 19, na sede da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), na Tribuna de Honra do Estádio de Pituaçu. No evento, foram apresentadas as equipes desta edição e o sorteio dos respectivos grupos. A fase final da tradicional competição de base do futebol baiano acontecerá de 02 a 13 de julho em oito estádios da Região Metropolitana de Salvador (RMS) e do Recôncavo Baiano, nas cidades de Salvador, Lauro de Freitas, Dias D’Ávila, Mata de São João e Cachoeira. Serão, ao todo, 40 times destas regiões, do interior, de outros estados e fora do país na 14ª edição do torneio. ...

Copa 2 de Julho Sub-15: Confira os resultados da 2ª rodada

  Times do interior baiano vencem e seleção brasileira goleia Copa 2 de Julho Sub-15 movimenta praças esportivas em Salvador e interior do estado -  Foto: Paulinho Santos/Ascom Sudesb A segunda rodada da  Copa 2 de Julho de Futebol Sub-15  foi finalizada nesta terça-feira, 3. Equipes do interior da Bahia venceram pela primeira vez na competição, enquanto a seleção brasileira aplicou uma sonora goleada e se mantém com 100% de aproveitamento. O time de Ruy Barbosa e do Canarana derrotaram a Seleção de Mata de São João por 2x0 no Centro de Treinamento de Praia do Forte, e o Botafogo-BA por 2x1, no Estádio Municipal de Lauro de Freitas. O destaque do jogo foi o goleiro Thico, de Canarana, que defendeu dois pênaltis na partida. As equipes estrearam após folgarem na primeira rodada e lutam por classificação Outros times seguem com 100% de aproveitamento com duas partidas no certame nacional, como o Atlético-MG e a Seleção Brasileira, pelo grupo A; o Vasco, liderando o grup...