Pular para o conteúdo principal

Copa 2 de Julho garante renda extra a trabalhadores do comércio

A Copa 2 de Julho de Futebol sub 15, que já está na fase semifinal, além de proporcionar um momento de lazer à população, é uma ótima oportunidade, para muitos trabalhadores, de ganhar uma renda extra ou aumentar o lucro com a atividade. Essa realidade pode ser observada nestes 12 dias que já dura a competição (o jogo final está marcado para quarta-feira, dia13) nos 11 municípios que sediaram jogos, quando muitos ambulantes aproveitaram o momento para reforçar a renda do mês. 


A vendedora ambulante Nilma Rodrigues, de 46 anos, moradora de Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador (RMS), comemora o ganho que teve durante as 10 partidas realizadas no estádio do município. Normalmente, Nilma vende lanche, bebidas, geladinho, dentre outros itens, nas ruas de Lauro, mas com o início da competição, transferiu seu ponto de venda para dentro do estádio municipal entre os dias 2 e 8 de julho.

A estratégia foi acertada. Segundo conta, as vendas aumentaram a renda, o que serviu para pagar despesas atrasadas. “Só com o geladinho (sorvete no saquinho) vendido durante os jogos aqui no estádio, eu consegui arrecadar 400 reais para o pagamento de aluguel atrasado”, disse. Nascida em Belém do Pará, Nilda veio para Bahia há três anos para casar com o atual marido, que é baiano. “A pessoa só passa fome se quiser. A Bahia é minha casa e eu estou feliz com a minha moradia”, revelou.

O vendedor de sorvete, Diones Silveira estava feliz com público, na partida desta segunda-feira (11), entre Bahia x Vitória, no estádio de Pituaçu. “Mesmo sendo categoria de base, o público veio e eu estou conseguindo vender meu sorvete. Com certeza, com a realização dessa competição, eu vou voltar pra casa com saldo positivo no bolso”, sorriu.

Outro que aproveitou a competição para aumentar os negócios foi o ambulante Luan dos Santos, morador de Lauro de Freitas. Além do tabuleiro, onde comercializa variados tipos de doces e balas, ele carrega uma sacola com saquinhos de amendoim cozido. “Todo ano eu trabalho na Copa 2 de Julho. A gente para um pouquinho para assistir o jogo e ainda ganha um dinheirinho”, contou ele, que durante o ano vende os mesmos produtos na praia.

No interior do estado, a oportunidade de garantir uma renda extra com a realização do torneio também não é desperdiçada. Em Madre de Deus, muitos ambulantes trocaram as areias das praias, onde vendem seus produtos, pelo estádio municipal. Dona Marizete Santos foi umas que aproveitaram o estádio cheio, na partida entre Flamengo x Vasco, no último sábado, válida pelas quartas de final do torneio, para fazer seu comércio de bebidas e lanche. “O movimento está muito bom aqui. Nesse período de chuva, com pouco movimento na praia, o estádio se tornou nossa principal fonte de renda”, revelou.

O torneio é uma das principais vitrines do futebol nacional e é considerado uma das maiores competições da categoria da América Latina. Nesta edição, reuniu 40 equipes, totalizando cerca de mil atletas que disputaram 95 jogos na capital e em outros dez municípios do interior. A Copa 2 de Julho é realizada pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos (Sudesb), autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com Secretaria de Turismo (Setur), com apoio da Federação Baiana de Desportos de Participação (FBDP) e da Federação Bahiana de Futebol (FBF).


Ascom/Sudesb
Marcus Carneiro – DRT 3614
11.07.2016

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fase nacional da Copa 2 de Julho Sub-15 iniciou nesta terça-feira, 02, com 16 partidas e a abertura oficial

Seleção Brasileira jogou contra o Gavião Kyikatejê, única equipe profissional indígena do país, uma partida marcada por ancestralidade e representatividade   Créditos:Paulinho Santos/Ascom Sudesb A bola já está rolando para a fase nacional da Copa 2 de Julho de Futebol Sub-15 nesta terça-feira, 02. Dezesseis partidas foram realizadas em oito estádios da Região Metropolitana de Salvador e o Recôncavo Baiano. Um deles foi a abertura oficial no Estádio de Pituaçu, com a Seleção Brasileira enfrentando o Gavião Kyikatejê, única equipe profissional indígena do país. A partida foi um marco de ancestralidade e representatividade à história dos povos originários na construção cultural do Brasil, política fomentada pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), que organiza a competição. O diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto, pontua a ação. “Demos início à maior Co...

Definição dos grupos marca lançamento da fase nacional da Copa 2 de Julho 2024 na manhã desta quarta-feira, 19

  Abertura da competição sub-15 será com jogo da Seleção Brasileira contra o único time indígena profissional do país, o Gavião Kiykatejê. Lançamento Copa 2 de Julho. Créditos: Feijão Almeida/GovBA. Tudo já está pronto para o pontapé inicial da Copa 2 de Julho de Futebol Sub-15! A competição foi lançada na manhã desta quarta-feira, 19, na sede da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), na Tribuna de Honra do Estádio de Pituaçu. No evento, foram apresentadas as equipes desta edição e o sorteio dos respectivos grupos. A fase final da tradicional competição de base do futebol baiano acontecerá de 02 a 13 de julho em oito estádios da Região Metropolitana de Salvador (RMS) e do Recôncavo Baiano, nas cidades de Salvador, Lauro de Freitas, Dias D’Ávila, Mata de São João e Cachoeira. Serão, ao todo, 40 times destas regiões, do interior, de outros estados e fora do país na 14ª edição do torneio. ...

Copa 2 de Julho Sub-15: Confira os resultados da 2ª rodada

  Times do interior baiano vencem e seleção brasileira goleia Copa 2 de Julho Sub-15 movimenta praças esportivas em Salvador e interior do estado -  Foto: Paulinho Santos/Ascom Sudesb A segunda rodada da  Copa 2 de Julho de Futebol Sub-15  foi finalizada nesta terça-feira, 3. Equipes do interior da Bahia venceram pela primeira vez na competição, enquanto a seleção brasileira aplicou uma sonora goleada e se mantém com 100% de aproveitamento. O time de Ruy Barbosa e do Canarana derrotaram a Seleção de Mata de São João por 2x0 no Centro de Treinamento de Praia do Forte, e o Botafogo-BA por 2x1, no Estádio Municipal de Lauro de Freitas. O destaque do jogo foi o goleiro Thico, de Canarana, que defendeu dois pênaltis na partida. As equipes estrearam após folgarem na primeira rodada e lutam por classificação Outros times seguem com 100% de aproveitamento com duas partidas no certame nacional, como o Atlético-MG e a Seleção Brasileira, pelo grupo A; o Vasco, liderando o grup...