Pular para o conteúdo principal

Força feminina é destaque na Copa 2 de Julho





A expressão “lugar de mulher é onde ela quiser!” ganha força a cada dia, inclusive no mundo do futebol, até muito pouco tempo universo exclusivamente masculino.

Durante partidas da 11ª edição da Copa 2 de Julho, a presença feminina no quadro de arbitragem prevaleceu em muitas disputas. Sempre compondo uma equipe em jogos clássicos, o destaque vai para Maiane Ferreira Santana, que há três anos está no time de arbitragem baiana comandada pela Federação Bahiana de Futebol.

Em sua atuação na Copa 2 de Julho, Maiane, que geralmente trabalha como árbitra assistente, apitou jogos importantes da primeira rodada, como Gapiúna x Atlético Mineiro  e Juazeiro x Vitória, ambos disputados no CT Barradão. As três equipes baianas já foram desclassificadas na competição, que realiza na tarde desta quarta-feira, dia 10, a partida final no Estádio de Pituaçu.  

Para Maiane, que luta para entrar no quadro nacional, o reconhecimento e valorização do seu trabalho são muito importantes. “Ser valorizada e respeitada dentro do meu estado como árbitra é muito importante. Meus colegas me veem de igual para igual. Em todas as partidas que apitei, os atletas me respeitam como árbitra e cumpro meu papel com total responsabilidade”, afirma.


Do total de dez mulheres que já atuam no time de arbitragem baiana, três já estão no quadro nacional da Confederação Brasileira de Futebol. Para Maiane, duas delas são motivo de inspiração para o seu trabalho: Tânia Regina, que atua como árbitra principal, e Daniela Coutinho, árbitra assistente.


Ana Cristina Andrade e Evélin Munique Trindade foram as outras mulheres que atuaram na 11ª edição da Copa 2 de Julho. Ana foi árbitra assistente em jogos do grupo H realizados no Estádio Municipal de Lauro de Freitas e Évelin atuou como bandeirinha em jogos que aconteceram pelo grupo G ño CT de paria do Forte, em Mata de São João.

Eric Jorge, que há 15 anos trabalha na área, atuando também como árbitro assistente da partida, destaca o favoritismo do espaço de carreira que está sendo aberto para as mulheres. “A arbitragem feminina vem tomando espaço e sou a favor disso. Acho que o que tem de prevalecer é a competência, não o gênero. Não deve existir diferença no trabalho, ele é o mesmo, para todos e por igual”, destaca.

A Copa 2 de Julho é realizada pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia - Sudesb, autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), e conta com o apoio da com o apoio da Federação Bahiana de Futebol (FBF), da Federação Baiana de Desportos de Participação (FBDP).

O torneio busca promover a inclusão social, através do esporte, com a geração de talento e do primeiro emprego para muitos garotos, além de proporcionar à população baiana a oportunidade de acompanhar partidas de alto nível técnico.

Ascom Sudesb
Dayse Faleta - DRT 5885
08.07.2019

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fase nacional da Copa 2 de Julho Sub-15 iniciou nesta terça-feira, 02, com 16 partidas e a abertura oficial

Seleção Brasileira jogou contra o Gavião Kyikatejê, única equipe profissional indígena do país, uma partida marcada por ancestralidade e representatividade   Créditos:Paulinho Santos/Ascom Sudesb A bola já está rolando para a fase nacional da Copa 2 de Julho de Futebol Sub-15 nesta terça-feira, 02. Dezesseis partidas foram realizadas em oito estádios da Região Metropolitana de Salvador e o Recôncavo Baiano. Um deles foi a abertura oficial no Estádio de Pituaçu, com a Seleção Brasileira enfrentando o Gavião Kyikatejê, única equipe profissional indígena do país. A partida foi um marco de ancestralidade e representatividade à história dos povos originários na construção cultural do Brasil, política fomentada pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), que organiza a competição. O diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto, pontua a ação. “Demos início à maior Co...

Definição dos grupos marca lançamento da fase nacional da Copa 2 de Julho 2024 na manhã desta quarta-feira, 19

  Abertura da competição sub-15 será com jogo da Seleção Brasileira contra o único time indígena profissional do país, o Gavião Kiykatejê. Lançamento Copa 2 de Julho. Créditos: Feijão Almeida/GovBA. Tudo já está pronto para o pontapé inicial da Copa 2 de Julho de Futebol Sub-15! A competição foi lançada na manhã desta quarta-feira, 19, na sede da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), na Tribuna de Honra do Estádio de Pituaçu. No evento, foram apresentadas as equipes desta edição e o sorteio dos respectivos grupos. A fase final da tradicional competição de base do futebol baiano acontecerá de 02 a 13 de julho em oito estádios da Região Metropolitana de Salvador (RMS) e do Recôncavo Baiano, nas cidades de Salvador, Lauro de Freitas, Dias D’Ávila, Mata de São João e Cachoeira. Serão, ao todo, 40 times destas regiões, do interior, de outros estados e fora do país na 14ª edição do torneio. ...

Copa 2 de Julho Sub-15: Confira os resultados da 2ª rodada

  Times do interior baiano vencem e seleção brasileira goleia Copa 2 de Julho Sub-15 movimenta praças esportivas em Salvador e interior do estado -  Foto: Paulinho Santos/Ascom Sudesb A segunda rodada da  Copa 2 de Julho de Futebol Sub-15  foi finalizada nesta terça-feira, 3. Equipes do interior da Bahia venceram pela primeira vez na competição, enquanto a seleção brasileira aplicou uma sonora goleada e se mantém com 100% de aproveitamento. O time de Ruy Barbosa e do Canarana derrotaram a Seleção de Mata de São João por 2x0 no Centro de Treinamento de Praia do Forte, e o Botafogo-BA por 2x1, no Estádio Municipal de Lauro de Freitas. O destaque do jogo foi o goleiro Thico, de Canarana, que defendeu dois pênaltis na partida. As equipes estrearam após folgarem na primeira rodada e lutam por classificação Outros times seguem com 100% de aproveitamento com duas partidas no certame nacional, como o Atlético-MG e a Seleção Brasileira, pelo grupo A; o Vasco, liderando o grup...