16 equipes foram campeãs das regionais que contemplaram todos os Territórios de Identidade da Bahia.
Após cinco semanas de disputas e mais de 300 times do interior do estado, os 16 campeões das regionais da Copa 2 de Julho de Futebol Sub-15 e classificados para a fase nacional do tradicional torneio baiano de base foram definidos no último final de semana. Eles vão disputar as partidas entre os dias 02 e 13 de julho na Região Metropolitana de Salvador (RMS) e Recôncavo Baiano, com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
O formato iniciado em 2022 avançou ao longo dos anos para o formato atual, com 16 cidades-sede e 306 times na disputa, o que garante a presença de equipes de todos os Territórios de Identidade da Bahia. O diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto, comemora a expansão cada vez maior de times no torneio do Governo do Estado.
“Foi uma importante decisão para melhorar o nível do futebol de base no interior do estado e garantir que os nossos jogadores tenham maiores oportunidades de seguir a carreira profissional. A Copa 2 de Julho atrai a atenção de todo o futebol brasileiro e agora chega a mais cidades na Bahia. Jogadores podem despontar como diversos casos na história da competição e mais atuais, como de um atleta convocado para compor a Seleção Brasileira Sub-15 que veio de uma Seleção do interior, de Santa Rita de Cássia”, pontua Vicente.
Classificados – As disputas iniciaram no dia 11 de maio, com as classificações do Conquista Futebol Clube, campeão da regional de Vitória da Conquista; da Seleção de Capim Grosso, campeã da regional de Jacobina; e a Seleção de Aurelino Leal, campeã da regional de Gandú. Já no dia 18 de maio, foi a vez da classificação da Seleção de Guanambi, na regional de Guanambi; da Seleção de Castro Alves, da regional de Castro Alves; e da Seleção de Eunápolis, da regional de Eunápolis.
Na semana seguinte, mais cinco times se classificaram: a Seleção de Canarana, da regional de Irecê, no dia 24 de maio; a Seleção de Sento Sé, da regional Jaguarari, no dia 25 de maio; a Seleção de Paulo Afonso, da regional de Ribeira do Pombal, no dia 25 de maio; a Seleção de Santa Rita de Cássia, da regional de Barreiras, no dia 25 de maio; e a Seleção de Barra, da regional de Ibotirama, no dia 26 de maio.
Em junho, foram definidos os cinco times restantes. No dia 1º de junho, a Seleção de Itabuna venceu o regional de Ilhéus e a Seleção de Brumado venceu o regional de Andaraí. Já a Seleção de Santanópolis foi campeã do regional de Irará no dia 02 de junho. O último domingo, 09, marcou a classificação da Seleção de Ruy Barbosa, campeã da regional de Ruy Barbosa, e da Seleção de Riachão do Jacuípe, campeã da regional de Serrinha.
Expectativas – Os jogadores dos times classificados estão com as expectativas no alto para a bola rolar nos principais estádios da região da capital após vencer os outros times da sua regional. Esse é o caso do centroavante e capitão da Seleção de Riachão do Jacuípe, última classificada para a fase nacional. Artur Sostenes, de 14 anos, fez o gol decisivo da virada sobre a Seleção de Serrinha na final da regional de Serrinha, que garantiu a classificação do seu time.
“Começamos o jogo perdendo por 2x0. Mas, não baixamos a cabeça e empatamos no segundo tempo. Aí, eu fui lá e fiz o gol do título faltando cinco minutos para o fim do jogo. É campeão! A expectativa é seguir com essa garra nos confrontos difíceis que vamos ter em Salvador para mostrar nosso futebol”, comenta Artur.
Confira a lista dos times classificados:
- Conquista Futebol Clube
- Seleção de Aurelino Leal
- Seleção de Barra
- Seleção de Brumado
- Seleção de Canarana
- Seleção de Capim Grosso
- Seleção de Castro Alves
- Seleção de Eunápolis
- Seleção de Guanambi
- Seleção de Itabuna
- Seleção de Paulo Afonso
- Seleção de Riachão do Jacuípe
- Seleção de Ruy Barbosa
- Seleção de Santa Rita de Cássia
- Seleção de Santonópolis
- Seleção de Sento Sé
Ascom Sudesb
Maurício Viana
Comentários
Postar um comentário