Pular para o conteúdo principal

Atletas da equipe Santarém, do Pará, conquistam novas oportunidades a partir da Copa 2 de Julho


Goleiro Maichieldo Pimentel irá jogar em um time de Goiás

Do Santarém, Pará, para o Atlético Itaberaí, em Goiás. Este é o próximo destino profissional do goleiro Maichieldo Pereira Pimentel, de 15 anos, que acabou de disputar a sua primeira edição da Copa 2 de Julho, defendendo o time paraense. Nos próximos dias, o jovem goleiro estreia sua participação na competição sub 15 goiana.  


Potencial do jovem goleiro chamou a atenção de "olheiros" do time goiano

Integrante do primeiro grupo da 11ª edição da Copa 2 de Julho, o Santarém teve como adversários nos dois primeiros jogos as equipes do Bahia e Flamengo, sentindo no resultado o peso de enfrentar equipes mais fortes e com melhor estrutura. Nestes dois jogos, perdeu de 9 a 0 para o tricolor baiano e de 8 a 0 para o rubro negro carioca.

Equipes do Santarém e do Bahia. Intercâmbio é também marca da Copa 2 de Julho
No entanto, quando enfrentou adversários com perfil tecnicamente parecido, o Santarém mostrou mais equilíbrio, conquistando empate em 1 a 1 contra o Galícia e uma derrota por 2 a 0 para o Colo-Colo,  ambos da Bahia.

No primeiro jogo desta edição da  2 de Julho, o Santarém enfentou o Bahia
“Nosso goleiro titular saiu fortalecido desta Copa 2 de Julho. E o convite para integrar a equipe do Atlético de Itaberaí é um reconhecimento do seu potencial. Por isso, vemos como excelente oportunidade a sua transferência para um time maior, onde ele poderá desenvolver seu potencial técnico e melhorar sua qualidade física”, avaliou Joaci Moura, coordenador do projeto Academia de Futebol Agremiação Atleta do Futebol de Santarém, responsável por trazer o grupo para a Bahia.

No intervalo, o técnico Claudinei reúne o grupo e dá dicas para melhorar desempenho
Oportunidades – Além de Maichieldo, existem outros atletas do Santarém que passaram a ter novas oportunidades a partir de participações numa edição da Copa 2 de Julho: Geybson Silva, que disputou a edição de 2016, hoje joga no Botafogo paraibano, e  Silvoney Roney Lira, que jogou o torneio baiano em 2018, hoje atua na equipe Três Passos Atlético Clube, no Rio Grande do Sul.
Roney Lira disputou a 2 de Julho no ano passado

Mesmo desclassificada na primeira rodada, que finalizou no dia 3 de julho, a equipe do Santarém permaneceu em Salvador até o final das oitavas de final, acompanhando os jogos, especialmente do Vitória e do Bahia, principais adversários enfrentados. “Levamos os garotos aos jogos para que pudessem observar e analisar aspectos táticos e técnicos das partidas, assim como comportamento individual de cada jogador. São times maiores e com realidades bastante opostas à nossa”, disse Moura.

Segundo informou, o treinador da equipe José Claudinei também acompanhou a comitiva, tendo a oportunidade de observar a postura técnica de seus colegas em cada jogo. “Esses ensinamentos serão importantes para que todo o grupo tenha uma postura diferenciada nos próximos confrontos e também entenda as diferenças técnicas existentes de acordo com a realidade de cada equipe. Além do aprendizado, fazer essas comparações das diferenças também ajuda na recuperação da autoconfiança e autoestima do grupo”, pontua Joaci Moura, já anunciando que ano que vem estará aqui de novo, possivelmente com uma equipe mais fortalecida, já que pretende redirecionar o plano de trabalho do grupo rumo a 2020.

Equipe do Santarém: atletas e comissão técnica
Santarém – A equipe do Pará participa, desde 2016, da Copa 2 de Julho. No primeiro ano que veio ao estado baiano, enfrentou de ônibus a longa distância que separa os dois estados – em nove dias (viagem de ida e volta), percorreu os 7.200 quilômetros que separam a Bahia e o estado do Norte do Brasil, passando, inclusive, pela Transamazônia e por cinco unidades da Federação – Tocantins, Maranhão, Piauí e Pernambuco.

Nos últimos dois anos, graças a todo um esforço da equipe técnica e dos pais dos garotos, com realização de rifas, bingos e almoços de adesão, o deslocamento é feito de avião, garantindo mais conforto e agilidade na viagem.


Ascom Sudesb
08.07.19
Hilda Fausto - DRT 1748


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fase nacional da Copa 2 de Julho Sub-15 iniciou nesta terça-feira, 02, com 16 partidas e a abertura oficial

Seleção Brasileira jogou contra o Gavião Kyikatejê, única equipe profissional indígena do país, uma partida marcada por ancestralidade e representatividade   Créditos:Paulinho Santos/Ascom Sudesb A bola já está rolando para a fase nacional da Copa 2 de Julho de Futebol Sub-15 nesta terça-feira, 02. Dezesseis partidas foram realizadas em oito estádios da Região Metropolitana de Salvador e o Recôncavo Baiano. Um deles foi a abertura oficial no Estádio de Pituaçu, com a Seleção Brasileira enfrentando o Gavião Kyikatejê, única equipe profissional indígena do país. A partida foi um marco de ancestralidade e representatividade à história dos povos originários na construção cultural do Brasil, política fomentada pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), que organiza a competição. O diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto, pontua a ação. “Demos início à maior Co...

Definição dos grupos marca lançamento da fase nacional da Copa 2 de Julho 2024 na manhã desta quarta-feira, 19

  Abertura da competição sub-15 será com jogo da Seleção Brasileira contra o único time indígena profissional do país, o Gavião Kiykatejê. Lançamento Copa 2 de Julho. Créditos: Feijão Almeida/GovBA. Tudo já está pronto para o pontapé inicial da Copa 2 de Julho de Futebol Sub-15! A competição foi lançada na manhã desta quarta-feira, 19, na sede da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), na Tribuna de Honra do Estádio de Pituaçu. No evento, foram apresentadas as equipes desta edição e o sorteio dos respectivos grupos. A fase final da tradicional competição de base do futebol baiano acontecerá de 02 a 13 de julho em oito estádios da Região Metropolitana de Salvador (RMS) e do Recôncavo Baiano, nas cidades de Salvador, Lauro de Freitas, Dias D’Ávila, Mata de São João e Cachoeira. Serão, ao todo, 40 times destas regiões, do interior, de outros estados e fora do país na 14ª edição do torneio. ...

Copa 2 de Julho Sub-15: Confira os resultados da 2ª rodada

  Times do interior baiano vencem e seleção brasileira goleia Copa 2 de Julho Sub-15 movimenta praças esportivas em Salvador e interior do estado -  Foto: Paulinho Santos/Ascom Sudesb A segunda rodada da  Copa 2 de Julho de Futebol Sub-15  foi finalizada nesta terça-feira, 3. Equipes do interior da Bahia venceram pela primeira vez na competição, enquanto a seleção brasileira aplicou uma sonora goleada e se mantém com 100% de aproveitamento. O time de Ruy Barbosa e do Canarana derrotaram a Seleção de Mata de São João por 2x0 no Centro de Treinamento de Praia do Forte, e o Botafogo-BA por 2x1, no Estádio Municipal de Lauro de Freitas. O destaque do jogo foi o goleiro Thico, de Canarana, que defendeu dois pênaltis na partida. As equipes estrearam após folgarem na primeira rodada e lutam por classificação Outros times seguem com 100% de aproveitamento com duas partidas no certame nacional, como o Atlético-MG e a Seleção Brasileira, pelo grupo A; o Vasco, liderando o grup...