Pular para o conteúdo principal

Futebol feminino dá um toque ainda mais especial à final da Copa 2 de Julho



Na tarde desta quarta-feira, dia 10 de julho, antes de as equipes de Palmeiras (SP) e Atlético Mineiro (MG) entrarem no gramado de Pituaçu às 16h para a grande final da Copa 2 de Julho Sub 15, as equipes Remo Associação Desportiva e Arvoredo de Futebol Feminino disputarão uma partida às 14h30. A partida terá também uma arbitragem toda feminina – árbitras principal e auxiliar com o apoio de duas bandeirinhas.


O jogo das mulheres é parte da política de valorização do futebol feminino no estado da Bahia desenvolvida pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) e pela Secretaria do Trabalho Emprego, Renda e Esporte, responsáveis pelo torneio sub 15.

Com 20 e 22 anos de existência, as equipes do Remo e Arvoredo, respectivamente, têm longa história no cenário do futebol feminino baiano. Além de títulos, ambas possuem a passagem de jogadoras com talento reconhecido internacionalmente, como é o caso da goleira simõesfilhense Ana Lúcia Santos, mais conhecida como Dida, que já jogou no Remo e hoje atua em Israel pelo time Maccabi Holon.

Já como destaque da equipe do Arvoredo, time bicampeão da Copa do Servidor Público, evidencia-se a passagem da meia Gilmara, que já jogou pela Seleção da África do Sul e hoje veste a camisa do time de São Francisco do Conde-BA.


Outras iniciativas – Ainda neste segundo semestre, a Bahia terá um programa para o incentivo ao futebol feminino, com aulas de iniciação esportiva para crianças a partir de 7 anos. O anúncio foi feito pelo secretário da Setre, Davidson Magalhães, e pelo diretor geral da Sudesb, Vicente Neto, durante uma Sessão Especial que debateu, no plenário da Assembleia Legislativa, o tema “Política de Valorização do Futebol Feminino” no final do mês de junho.

Mais um importante apoio ao futebol feminino será a execução da primeira edição da Copa Loreta Valadares, que tem data inicial prevista para agosto deste ano. O torneio reunirá 20 equipes femininas da Região Metropolitana de Salvador. 

A competição ganhou este nome em homenagem à ativista política de mesmo nome que se tornou professora de Ciência Política da Universidade Federal da Bahia – Ufba após ter sido presa política e exilada na época da ditadura. Nascida em Porto Alegre/RS, Loreta mudou-se ainda criança junto com a família para Salvador, e faleceu em 2004.

Ascom Sudesb
09.07.2019


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fase nacional da Copa 2 de Julho Sub-15 iniciou nesta terça-feira, 02, com 16 partidas e a abertura oficial

Seleção Brasileira jogou contra o Gavião Kyikatejê, única equipe profissional indígena do país, uma partida marcada por ancestralidade e representatividade   Créditos:Paulinho Santos/Ascom Sudesb A bola já está rolando para a fase nacional da Copa 2 de Julho de Futebol Sub-15 nesta terça-feira, 02. Dezesseis partidas foram realizadas em oito estádios da Região Metropolitana de Salvador e o Recôncavo Baiano. Um deles foi a abertura oficial no Estádio de Pituaçu, com a Seleção Brasileira enfrentando o Gavião Kyikatejê, única equipe profissional indígena do país. A partida foi um marco de ancestralidade e representatividade à história dos povos originários na construção cultural do Brasil, política fomentada pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), que organiza a competição. O diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto, pontua a ação. “Demos início à maior Co...

Definição dos grupos marca lançamento da fase nacional da Copa 2 de Julho 2024 na manhã desta quarta-feira, 19

  Abertura da competição sub-15 será com jogo da Seleção Brasileira contra o único time indígena profissional do país, o Gavião Kiykatejê. Lançamento Copa 2 de Julho. Créditos: Feijão Almeida/GovBA. Tudo já está pronto para o pontapé inicial da Copa 2 de Julho de Futebol Sub-15! A competição foi lançada na manhã desta quarta-feira, 19, na sede da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), na Tribuna de Honra do Estádio de Pituaçu. No evento, foram apresentadas as equipes desta edição e o sorteio dos respectivos grupos. A fase final da tradicional competição de base do futebol baiano acontecerá de 02 a 13 de julho em oito estádios da Região Metropolitana de Salvador (RMS) e do Recôncavo Baiano, nas cidades de Salvador, Lauro de Freitas, Dias D’Ávila, Mata de São João e Cachoeira. Serão, ao todo, 40 times destas regiões, do interior, de outros estados e fora do país na 14ª edição do torneio. ...

Copa 2 de Julho Sub-15: Confira os resultados da 2ª rodada

  Times do interior baiano vencem e seleção brasileira goleia Copa 2 de Julho Sub-15 movimenta praças esportivas em Salvador e interior do estado -  Foto: Paulinho Santos/Ascom Sudesb A segunda rodada da  Copa 2 de Julho de Futebol Sub-15  foi finalizada nesta terça-feira, 3. Equipes do interior da Bahia venceram pela primeira vez na competição, enquanto a seleção brasileira aplicou uma sonora goleada e se mantém com 100% de aproveitamento. O time de Ruy Barbosa e do Canarana derrotaram a Seleção de Mata de São João por 2x0 no Centro de Treinamento de Praia do Forte, e o Botafogo-BA por 2x1, no Estádio Municipal de Lauro de Freitas. O destaque do jogo foi o goleiro Thico, de Canarana, que defendeu dois pênaltis na partida. As equipes estrearam após folgarem na primeira rodada e lutam por classificação Outros times seguem com 100% de aproveitamento com duas partidas no certame nacional, como o Atlético-MG e a Seleção Brasileira, pelo grupo A; o Vasco, liderando o grup...