Pular para o conteúdo principal

Futebol feminino dá um toque ainda mais especial à final da Copa 2 de Julho



Na tarde desta quarta-feira, dia 10 de julho, antes de as equipes de Palmeiras (SP) e Atlético Mineiro (MG) entrarem no gramado de Pituaçu às 16h para a grande final da Copa 2 de Julho Sub 15, as equipes Remo Associação Desportiva e Arvoredo de Futebol Feminino disputarão uma partida às 14h30. A partida terá também uma arbitragem toda feminina – árbitras principal e auxiliar com o apoio de duas bandeirinhas.


O jogo das mulheres é parte da política de valorização do futebol feminino no estado da Bahia desenvolvida pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) e pela Secretaria do Trabalho Emprego, Renda e Esporte, responsáveis pelo torneio sub 15.

Com 20 e 22 anos de existência, as equipes do Remo e Arvoredo, respectivamente, têm longa história no cenário do futebol feminino baiano. Além de títulos, ambas possuem a passagem de jogadoras com talento reconhecido internacionalmente, como é o caso da goleira simõesfilhense Ana Lúcia Santos, mais conhecida como Dida, que já jogou no Remo e hoje atua em Israel pelo time Maccabi Holon.

Já como destaque da equipe do Arvoredo, time bicampeão da Copa do Servidor Público, evidencia-se a passagem da meia Gilmara, que já jogou pela Seleção da África do Sul e hoje veste a camisa do time de São Francisco do Conde-BA.


Outras iniciativas – Ainda neste segundo semestre, a Bahia terá um programa para o incentivo ao futebol feminino, com aulas de iniciação esportiva para crianças a partir de 7 anos. O anúncio foi feito pelo secretário da Setre, Davidson Magalhães, e pelo diretor geral da Sudesb, Vicente Neto, durante uma Sessão Especial que debateu, no plenário da Assembleia Legislativa, o tema “Política de Valorização do Futebol Feminino” no final do mês de junho.

Mais um importante apoio ao futebol feminino será a execução da primeira edição da Copa Loreta Valadares, que tem data inicial prevista para agosto deste ano. O torneio reunirá 20 equipes femininas da Região Metropolitana de Salvador. 

A competição ganhou este nome em homenagem à ativista política de mesmo nome que se tornou professora de Ciência Política da Universidade Federal da Bahia – Ufba após ter sido presa política e exilada na época da ditadura. Nascida em Porto Alegre/RS, Loreta mudou-se ainda criança junto com a família para Salvador, e faleceu em 2004.

Ascom Sudesb
09.07.2019


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GRUPOS

Goiás é o campeão da 14ª edição da Copa 2 de Julho de Futebol Sub-15

  Esmeraldino sub-15 vence o Botafogo na final por 1x0 e conquista pela primeira vez a maior competição de base do país Time do Goiás. Créditos: João Ubaldo/Ascom Sudesb. A equipe sub-15 do Goiás venceu o Botafogo (RJ) por 1x0 e conquistou a Copa 2 de Julho de Futebol Sub-15 pela primeira vez. A partida foi realizada na manhã deste sábado, 13, no Estádio de Pituaçu. Com o resultado, o esmeraldino se junta às grandes equipes campeãs da maior competição sub-15 do país, que contou com 306 equipes ao todo. O único gol marcado na partida foi contra pelo zagueiro do Botafogo no segundo tempo. Com esse resultado, o Goiás passou o Botafogo e o Palmeiras, em relação ao aproveitamento geral dentro da competição, com seis vitórias, um empate e apenas uma derrota na fase de grupos – para o Fortaleza (CE), com o qual teve a revanche nas quartas de final – ao longo da competição, que já havia feito semifinal na primeira edição em 2007. Final da Copa 2 de Julho. Créditos: Paulinho Santos/Ascom Su...

Principais favoritos avançam às quartas de final da Copa 2 de Julho nesta terça-feira, 08

  Confrontos das quartas acontecem nos centros de treinamento do Bahia e do Vitória nesta quarta-feira, 8 A primeira fase do mata-mata da Copa 2 de Julho de Futebol Sub-15 rendeu grandes clássicos do futebol brasileiro e a confirmação de favoritismo dentre as oito partidas realizadas nesta terça-feira, 08. Com dois baianos, a Seleção Brasileira e grandes equipes do futebol nacional, a maior competição sub-15 do país segue nesta quarta-feira, 09, com as quartas de final. A rodada da manhã já garantiu os dois maiores times da Bahia classificados às quartas de final. O Bahia, jogando em casa, no centro de treinamento Cidade Tricolor, em Dias D’Ávila, venceu a equipe de Dom Macedo por 7x0. O treinador da equipe, João Milanez, elogiou a partida e comenta estar focado nas quartas. “Esperamos fazer um grande jogo com nossa identidade de propor um jogo bonito com intensidade atrelando o jogador que tem qualidade e um modelo que desenvolva esse jogador como indivíduo e equipe”. Ainda na cid...