Pular para o conteúdo principal

Seleção Brasileira Sub-15 desembarca em Salvador para preparação visando a Copa 2 de Julho

 Com três baianos dentre os convocados, Brasil vai treinar e jogar a primeira fase no Estádio de Pituaçu.


Seleção Brasileira Sub-15 desembarca em Salvador para preparação visando a Copa 2 de Julho. Créditos: Paulinho Santos/Ascom Sudesb

A Seleção Brasileira Sub-15 desembarcou no Aeroporto Internacional de Salvador no final da tarde desta terça-feira, 25, visando a preparação para a 14ª edição da Copa 2 de Julho de Futebol Sub-15. O Brasil já inicia os treinamentos nesta quarta-feira, 26, no Estádio de Pituaçu, local no qual vai jogar pela primeira fase da competição.

Ao longo da semana, a Seleção também vai treinar nos Centros de Treinamento do Bahia, em Dias D’Ávila, e do Vitória, em Salvador. A estreia contra a equipe indígena do Gavião Kyikatejê, do Pará, será pela abertura da competição no Estádio de Pituaçu na marcante data da Independência do Brasil na Bahia, o 02 de julho, às 10h30, horário de todos os jogos da seleção canarinho da fase de grupos.

Seleção Brasileira Sub-15 desembarca em Salvador para preparação visando a Copa 2 de Julho. Créditos: Paulinho Santos/Ascom Sudesb.

Além do jogo com status de ancestralidade, o Brasil também disputa a classificação para as oitavas de final contra o Atlético Mineiro e as seleções municipais de Eunápolis e Santanópolis. Elas fazem parte das 16 equipes campeãs da fase regional e classificatória para a nacional da competição organizada pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

Baianos convocados – Ao todo, 26 jogadores foram convocados pelo treinador Dudu Patetuci e chegaram na capital baiana após período de treinos na Granja Comary, entre 1º e 09 de julho. Dentre eles, três são baianos – o volante Keven, do Bahia; o meia João Fernando, do Vitória; e o atacante João Gabriel, do Atlético Mineiro – e comentaram o que representa a Copa 2 de Julho de 2024 para eles.

João Gabriel com seus companheiros do Atlético Mineiro. Seleção Brasileira Sub-15 desembarca em Salvador para preparação visando a Copa 2 de Julho. Créditos: Paulinho Santos/Ascom Sudesb.

João Gabriel, mais conhecido como Gabriel “Veneno”, inclusive, jogou a edição do ano passado por uma equipe do interior oriunda da fase regional – a Seleção de Santa Rita de Cássia – e chamou a atenção da equipe mineira atual campeã da competição. Agora, ele vai estar presente na disputas com a camisa amarelinha. “Minha expectativa é muito boa de conseguir o título pela Seleção Brasileira”, conta.

Natural de Conceição do Coité, o volante Keven é outro baiano convocado e empolgado. Ele já havia atuado no ano passado pela própria equipe do Bahia e acrescenta que a família vai para Salvador acompanhar as partidas e vê-lo jogando pela Seleção. 

Keven do Bahia. Seleção Brasileira Sub-15 desembarca em Salvador para preparação visando a Copa 2 de Julho. Créditos: Paulinho Santos/Ascom Sudesb.

“Estou muito feliz pela convocação e por jogar pela segunda vez a competição. Dessa vez, pelo Brasil, é um sonho de criança em defender nosso país e ganhar uma experiência nova. Agora, é me preparar e, se Deus quiser, trazer o título para a Seleção. Ano passado, não veio. Mas, esse ano, vem”, comenta.

João Fernando também conta que está com boas expectativas e um bom sentimento de representar a Seleção jogando no seu estado natal. Ele é de Porto Seguro, no sul da Bahia. “Essa competição será a primeira de muitas pela Seleção. Espero ser convocado mais vezes. Por isso, quero dar o meu melhor. A metade da família vai poder vir e todos estão empolgados em me ver jogar a Copa 2 de Julho pela primeira vez”, pontua.

João Fernando do Vitória. Seleção Brasileira Sub-15 desembarca em Salvador para preparação visando a Copa 2 de Julho. Créditos: Paulinho Santos/Ascom Sudesb.

Expectativas – Além da Seleção Brasileira, 40 equipes advindas das regionais, da fase metropolitana, de mais 11 estados e de fora do país disputam o tradicional torneio nacional divididas em oito grupos com cinco times cada. Os dois melhores de cada grupo avançam às oitavas de final. O treinador da Seleção conta as expectativas no seu segundo ano de disputas após treinar o elenco na edição do ano passado.

“É uma geração muito promissora que tivemos contato no mês passado e esperamos que tenham um futuro de continuar nas categorias sub-17 e sub-20. Nosso objetivo é fazer uma bela competição e conquistar a Copa 2 de Julho. A Sub-15 é uma categoria de entrada. Mas, é um momento apenas. O atleta, ao retornar ao clube, precisa entender que é uma referência para seus colegas, com um comportamento e uma conduta exemplar dentro e fora de campo. É um processo de formação”, explica Dudu Patetuci.

Treinador Dudu Patetuci. Seleção Brasileira Sub-15 desembarca em Salvador para preparação visando a Copa 2 de Julho. Créditos: Paulinho Santos/Ascom Sudesb.

Tricampeão (2009, 2010 e 2013), o Brasil é o maior vencedor da Copa 2 de Julho e foi eliminado no ano passado na semifinal pelo vice-campeão Flamengo. A competição está em sua 14ª edição e já foi sub-17 no seu passado. Atualmente, ela tem a participação de 306 times ao todo, tornando-se uma das mais importantes e maiores do cenário nacional tanto no nível sub-15 como das demais categorias de base.

O treinador explica a importância da competição e da convocação dos jogadores baianos. “A Copa 2 de Julho se consolida como uma das maiores competições sub-15. É muito importante a participação da Seleção Brasileira para que tenhamos a oportunidade de iniciar os atletas na primeira categoria que eles são convocados. A Bahia sempre foi um grande estado formador de atletas para o Brasil, com o Bahia e o Vitória, além de muitos profissionais. Estamos muito felizes com isso e sempre atentos.”

Seleção Brasileira Sub-15 desembarca em Salvador para preparação visando a Copa 2 de Julho. Créditos: Paulinho Santos/Ascom Sudesb.

Promovida pela Sudesb, em parceria com o Ministério do Esporte, a Federação Bahiana de Futebol (FBF) e a Federação Baiana de Desportos de Participação (FBDP), a Copa 2 de Julho vai acontecer entre os dias 02 e 13 de julho em oito estádios de cinco cidades da Região Metropolitana de Salvador e do Recôncavo Baiano: Estádio de Pituaçu, CT do Vitória, campo do Wet’n Wild e Arena Parque Santiago, em Salvador; CT do Bahia, em Dias D’Ávila; Estádio Municipal de Cachoeira; Estádio Municipal de Lauro de Freitas; e Centro de Treinamento de Praia do Forte, em Mata de São João.

Seleção Brasileira Sub-15 desembarca em Salvador para preparação visando a Copa 2 de Julho. Créditos: Paulinho Santos/Ascom Sudesb.

Ascom Sudesb

Marcus Carneiro e Maurício Viana

















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Copa 2 de Julho: fase eliminatória começa neste sábado e promete emoção

A Copa 2 de Julho chega a fase decisiva. Com o final da primeira fase, as equipes já conhecem os adversários das oitavas de final da maior competição Sub-15 do país. Clubes tradicionais do país e a Seleção Brasileira da categoria garantiram classificação. GRUPO A Com 100% de aproveitamento, a Seleção Brasileira dominou o grupo A e confirmou seu favoritismo. A equipe do técnico Dudu Patetuci se classificou por antecipação. Destaque para a goleada na Academia Suzarte, por 11 a 0. Quem garantiu a segunda vaga foi o Fortaleza, que acumulou três vitórias e uma derrota. Seleção de Sento Sé, CEFAC / Maragogipe e Academia Suzarte fecham a classificação . GRUPO B Com uma das principais divisões de base do país, o Flamengo venceu todos os quatro jogos. O Rubro-Negro Carioca aplicou a maior goleada da competição, ao derrotar por 13 a 0 a Seleção de Mata de São João, que terminou na última posição. O Itabuna se classificou com a segunda melhor campanha, com sete pontos ganhos. Na terceira e quar

Fase nacional da Copa 2 de Julho Sub-15 iniciou nesta terça-feira, 02, com 16 partidas e a abertura oficial

Seleção Brasileira jogou contra o Gavião Kyikatejê, única equipe profissional indígena do país, uma partida marcada por ancestralidade e representatividade   Créditos:Paulinho Santos/Ascom Sudesb A bola já está rolando para a fase nacional da Copa 2 de Julho de Futebol Sub-15 nesta terça-feira, 02. Dezesseis partidas foram realizadas em oito estádios da Região Metropolitana de Salvador e o Recôncavo Baiano. Um deles foi a abertura oficial no Estádio de Pituaçu, com a Seleção Brasileira enfrentando o Gavião Kyikatejê, única equipe profissional indígena do país. A partida foi um marco de ancestralidade e representatividade à história dos povos originários na construção cultural do Brasil, política fomentada pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), que organiza a competição. O diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto, pontua a ação. “Demos início à maior Copa 2

Oitavas de final da Copa 2 de Julho será realizada nesta sexta, dia 06

Oito jogos serão realizados na manhã desta sexta, todos com entrada gratuita. Já diz o ditado: Futebol é uma caixinha de surpresas! Mas a na Copa 2 de Julho de sub 15 não. A quantidade de zebras no torneio cabe em uma caixinha de fósforo. Das 16 equipes que continuam na briga pelo título, todos os favoritos ficaram em primeiro lugar em seus grupos. Mesmo assim, é difícil, portanto, fazer alguma previsão exata sobre esse favoritismo. Equipes tradicionais como Bahia, Vitória e Sport classificaram em segundo lugar nos seus grupos, mas ainda estão na briga.    Nesta fase de mata-mata, as equipes que avançaram em primeiro lugar do grupo têm a vantagem de jogar pelo empate. São elas: Flamengo (RJ), Palmeiras (SP), Cruzeiro (MG), Atlético Mineiro, Comercial (MA), Porto Caruaru (PE), AF Angola e Confiança (SE). As oito partidas serão realizadas na manhã desta sexta-feira, dia 6. Veja os confrontos e os horários abaixo.   Dos 40 times que iniciaram a competição, apenas 16 conti