Pular para o conteúdo principal

Lançamento da Copa 2 de Julho nesta segunda-feira, 30, prepara início da competição

Ato no Estádio de Pituaçu marcou também a apresentação da nova iluminação do equipamento do Governo do Estado com treinamento da Seleção Brasileira Sub-15 

Foto - Paulinho Santos 

A 15ª edição do maior torneio sub-15 do país foi lançada nesta segunda-feira, 30, na Tribuna de Honra do Estádio de Pituaçu. O ato contou com a presença de autoridades e representantes dos times que vão competir no campeonato, além da Seleção Brasileira Sub-15, que realizou um treinamento especial para apresentar a nova iluminação do equipamento do Governo do Estado.
“Estamos muito felizes em poder iniciar a 15ª edição campeonato Copa 2 de Julho,  uma das mais tradicionais competições do futebol de base do país. O torneio segue sendo tradição, por marcar uma data tão importante para a história da Bahia, o 2 de Julho; social, com esses meninos de diversas cidades da Bahia buscando um futuro melhor por meio do esporte; e, claro, esporte, porque a Copa 2 de Julho também é reconhecida por revelar grandes talentos”, comenta Vicente Neto, diretor-geral da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
O pontapé inicial será dado, como segue a tradição, no dia da Independência do Brasil na Bahia, nesta quarta-feira, 02. As primeiras partidas acontecem em quatro equipamentos da Região Metropolitana de Salvador, a partir das 9h: Estádio de Pituaçu, Vila Canária e CT do Vitória, em Salvador; Centro de Treinamento do Bahia, em Dias D’Ávila; Estádio Municipal de Lauro de Freitas e Estádiode Cachoeira.
A Seleção Brasileira, inclusive, realiza a partida das 10h30, contra a equipe sub-15 do tradicional time soteropolitano Galícia. Os jogadores, que chegaram no último sábado, 28, fizeram parte do lançamento da Copa ao realizar seu terceiro treinamento oficial no equipamento gerido pela Sudesb e o primeiro à noite, o que permitiu ao público presenciar a iluminação de primeira qualidade que se equipara aos principais estádios do mundo no quesito.
A programação da Copa 2 de Julho de 2025 segue à tarde em mais quatro praças esportivas baianas: o Estádio de Pituaçu, o Estádio Municipal de Lauro de Freitas, o Estádio Municipal de Cachoeira e o Centro de Treinamento do VItória. Ao todo, 32 das 40 equipes da fase nacional entram em campo no primeiro dia de competição. As partidas do torneio promovido pelo Governo do Estado, por meio da Setre e da Sudesb, serão realizadas de 02 a 13 de julho.
Foto - Paulinho Santos 
“A expectativa é enorme para fazermos história novamente. A presença de grandes equipes do cenário nacional e a Bahia representada tanto pelas equipes do interior como pelos tradicionais clubes só engradece e mostra que a Copa 2 de Julho já está marcada no calendário nacional. Este ano, não será diferente com esses jovens mostrando suas habilidades para o mundo ver”, pontua Uilson Souza, coordenador de Excelência Esportiva da Sudesb à frente do certame nacional.
15ª edição – A Copa 2 de Julho vai seguir o mesmo formato que vem acontecendo há duas edições, com a divisão por fases. Pelo terceiro ano seguido, a competição teve as fases regionais, que, nesta edição, contou com 256 equipes de todos os Territórios de Identidade da Bahia. Os 16 classificados foram as seleções de Catu, Dom Macedo, Eunápolis, Guanambi, Iramaia, Irecê, Itaberaba, Itabuna, Itagibá, Itapicuru, Jacobina, Paratinga, Ribeira do Pombal, Santa Rita de Cássia, Senhor do Bonfim e Vitória da Conquista.
Eles se somam aos times advindos da fase metropolitana e de times do país e fora dele para a fase nacional. Os representantes são grandes nomes do cenário nacional, como Atlético (MG), Bahia (BA), Botafogo (RJ), Ceará (CE), Cruzeiro (MG), Goiás (GO) – atual campeão, Palmeiras (SP), Santos (SP) e Vitória (BA), e de representantes estrangeiros: Seleção Scout, da Bolívia; Rebaño Chivas, do México; e Club Desportivo, do Equador.
Criada em 2007, a Copa 2 de Julho consolidou-se como uma das mais importantes no país, sempre contando com participações de grandes clubes brasileiros, da Seleção Brasileira, bem como de equipes estrangeiras.
Foto - Paulinho Santos 

Com o intuito de revelar jogadores, em 2015, a Copa 2 de Julho passou a ser disputada na categoria sub-15, que permitiu maior visibilidade. Os resultados foram a vasta revelação de craques e a atenção de olheiros das principais equipes do país, gerando oportunidade de trabalho para os jovens baianos por meio do esporte. Confira a tabela completa da primeira rodada nesta quarta-feira, 02:
Grupo A - Estádio de Pituaçu:
9h - Seleção Scout (BOL) x Dom Macedo-BA;
10h30 - Galícia-BA x Seleção Brasileira;
Grupo B - Estádio de Pituaçu:
14h Estrela de Março-BA x Botafogo-RJ;
15h30 - Palmeiras-SP x Conquista-BA;
Grupo C - Estádio Municipal de Lauro de Freitas:
14h - SSA-BA x Seleção de Lauro de Freitas-BA;
15h30 - Rebaño Chivas-MEX x Santa Rita de Cássia-BA
Grupo D - CT do Bahia, Dias D’Ávila:
9h Atlético-MG x Eunápolis-BA;
10h30 Atlântico-BA x Bahia-BA;
Grupo E - Estádio Municipal de Lauro de Freitas:
9h - Camaçariense-BA x Ceará-CE;
10h30 - Jacuipense-BA x Itapicuru-BA;
Grupo F - Vila Canária:
9h - Cruzeiro-MG x Ypiranga-BA;
10h30 Santos-SP x Guanambi-BA;
Grupo G - Estádio de Cachoeira:
14h - Catuense-BA x Seleção de Cachoeira-BA;
15h30 - AD Leônico-BA x Irecê-BA;
Grupo H - CT do Vitória:
14h - Goiás-GO x Ribeira do Pombal-BA;
15h30 - Club Desportivo-EQU x Vitória-BA.
Ascom Sudesb
Maurício Viana e Madson Souza

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Goiás é o campeão da 14ª edição da Copa 2 de Julho de Futebol Sub-15

  Esmeraldino sub-15 vence o Botafogo na final por 1x0 e conquista pela primeira vez a maior competição de base do país Time do Goiás. Créditos: João Ubaldo/Ascom Sudesb. A equipe sub-15 do Goiás venceu o Botafogo (RJ) por 1x0 e conquistou a Copa 2 de Julho de Futebol Sub-15 pela primeira vez. A partida foi realizada na manhã deste sábado, 13, no Estádio de Pituaçu. Com o resultado, o esmeraldino se junta às grandes equipes campeãs da maior competição sub-15 do país, que contou com 306 equipes ao todo. O único gol marcado na partida foi contra pelo zagueiro do Botafogo no segundo tempo. Com esse resultado, o Goiás passou o Botafogo e o Palmeiras, em relação ao aproveitamento geral dentro da competição, com seis vitórias, um empate e apenas uma derrota na fase de grupos – para o Fortaleza (CE), com o qual teve a revanche nas quartas de final – ao longo da competição, que já havia feito semifinal na primeira edição em 2007. Final da Copa 2 de Julho. Créditos: Paulinho Santos/Ascom Su...

Equipes da elite nacional profissional e baianos avançam às quartas de final da Copa 2 de Julho

Equipes da elite nacional profissional e baianos avançam às quartas de final da Copa 2 de Julho Vasco elimina Seleção Brasileira Sub-15; Vitória e Santa Rita de Cássia, este último, oriundo da fase regional, são os representantes baianos nas quartas  Já está tudo pronto para as quartas de final da Copa 2 de Julho de Futebol Sub-15 nesta terça-feira, 09, no Estádio de Pituaçu com destaques e surpresas. Dois baianos estão entre as oito melhores equipes e o Vasco, do Rio de Janeiro, eliminou a Seleção Brasileira, que tinha o melhor aproveitamento da competição, tornando-se uma das seis equipes com o time profissional na elite do futebol brasileiro classificadas às quartas. O cruz-maltino foi a grande sensação desta segunda-feira, 08, eliminando a principal favorita ao título – a Seleção Brasileira - em um jogo muito disputado no tempo normal, que terminou em 0x0. Com os cariocas confirmando todas as cobranças de pênalti, o placar final ficou 5x3 contra a Seleção, que foi eliminada sem...

Seleção Brasileira Sub-15 perde para o Vasco nos pênaltis e é eliminada nas oitavas de final da Copa 2 de Julho

  Partida aconteceu na manhã desta segunda-feira, 08, no Estádio de Pituaçu Como principal surpresa até agora na 14ª edição da Copa 2 de Julho de Futebol Sub-15, a Seleção Brasileira Sub-15, principal favorita ao título, caiu nas oitavas de final para o Vasco no final da manhã desta segunda-feira, 08, no Estádio de Pituaçu. O time carioca ganhou de 5x3 nos pênaltis após o 0x0 no tempo normal. Pelo segundo ano consecutivo, o time canarinho sub-15, que já foi tricampeão da competição, dá adeus ao tradicional torneio baiano antes das semifinais. No ano passado, a Seleção também perdeu nos pênaltis após um 0x0 no tempo normal das quartas de final contra o Flamengo, que chegou até a final e perdeu para o Atlético Mineiro. A Seleção Brasileira era uma das únicas equipes que estavam com 100% de aproveitamento no torneio, além de liderar os dados de melhor ataque, com 30 gols marcados, e a melhor defesa, junto ao Comercial, do Maranhão, sem ter levado nenhum gol até o momento. Todos os qua...